Lucratividade


 

Quem conhece os altos e baixos das atividades agropecuárias sabe: pela crescente escassez, as duas únicas atividades seguros para investir, onde nunca haverá a mínima possibilidade de surgir competidores que derrubem os preços dos
produtos, são os setores de ÁGUA E MADEIRAS NOBRE (DE LEI).

Mais vendas dos subprodutos: da madeira de menor diâmetro que vai sendo desbastada (molduras, painéis decorativos, artesanatos, barris de vinho, etc); das sementes, folhas e galhos das podas para industrias farmacêuticas; das sementes,
para reprodução a partir do 5º ano. Sobre subprodutos, ver mais detalhes em "Receita dos Subprodutos ".

Do livro de Carvalho (pág.127): "Madeira largamente plantada em outros paises onde substitui o mogno e o cedro."


Moral da história: Este projeto agrega valor à sua terra pelo plantio da mata nobre. Quero dizer que, na hipótese de venda da terra, ela valerá  mais com a madeira em cima (valor agregado). Será mais atrativa e valorizada.

Cultivando tecnicamente, uma tora de eucalipto (para industria moveleira) leva 18,5 anos para se formar. O Guanandi também leva o mesmo tempo. Vai depender do capricho, tratos, adubação,etc., para crescer mais rápido.

Do livro de H. Lorenzi (pág. 116)........."É a primeira madeira de lei do país (lei de 7 de janeiro de 1835 do Governo Imperial)"


A Floresta nativa plantada, pode ser cortada. Ver  Artigo 35§ 1º,2º e 3º do Código Florestal - Lei 12.651 / 2012.

De todas as nativas, é a mais resistente em terrenos alagadiços, embora vá muito bem em solos pobres e secos.

O modo de plantar é igual ao eucalipto e pinus. Difere que a madeira do Guanandi vale 20 vezes mais que a do eucalipto e pinus.

Para ter plantas de alto potencial não é qualquer muda que serve. Adquira nossas mudas matrizes selecionadas. Irão acompanhadas (gratuitamente) de tecnologia  correta de plantio e tratos culturais. Estaremos lhe passando 15 anos de experiência.

Uma vez plantado, semeia e refaz o ciclo sozinho. Roçar até fechar. Só esperar o corte. Boa aposentadoria. A formiga pouco ataca.



* Fonte: ITTO
** Fonte: FAEG/março,2011


Nota : Ao analisar o quadro comparativo de rentabilidade da planilha acima você estranhará o rendimento liquido por hectare/ por ano do Guanandi ser 16 vezes superior ao rendimento liquido por hectare / por ano da Cana de Açúcar. A explicação é que o Guanandi você pode beneficiar em pranchas e ter o produto final. Na Cana você entrega a matéria prima Cana para quem faz o açúcar e o álcool que é quem fica com esses produtos finais. No caso do Guanandi, uma serra para desdobrar (serrar) a madeira você investirá menos de R$ 20.000,00;




* Fonte: ITTO.
**Fonte: FAEG/março, 2011.


Nota : Ao analisar o quadro comparativo de rentabilidade da planilha acima você estranhará o rendimento liquido por hectare/ por ano do mogno ser 20 vezes superior ao rendimento liquido por hectare / por ano da Cana de Açúcar. A explicação é que o Mogno você pode beneficiar em pranchas e ter o produto final. Na Cana você entrega a matéria prima Cana para quem faz o açúcar e o álcool que é quem ficará com os produtos finais. No Mogno basta uma serra para desdobrar (serrar) a madeira.
 
 
Home | Guanandi | Produção | Empresa | Clientes | Outros Serviços