Cotações da Madeira


 

O Setor Florestal, também conhecido como Sistema Agroindustrial da Madeira (SAG Madeira) ou Cadeia Produtiva da Madeira é representado pelo conjunto de segmentos ofertantes de produtos e serviços voltados à silvicultura e à extração vegetal (atividades a montante), à própria extração vegetal e silvicultura e às atividades processadoras e distribuidoras de produtos que, em sua elaboração, utilizam a madeira (atividades a jusante).

Trata-se de um amplo setor da economia brasileira, incluindo desde a produção de um trator destinado à atividade florestal até a produção de papéis e móveis de madeira, por exemplo.

A gama de atividades que podem ser incluídas no Setor Florestal dificulta o seu dimensionamento. Considerado apenas parte deste setor, ou seja, a produção de madeira e sua primeira transformação industrial, constata-se que ele representou 3,3% do PIB brasileiro em 1995 e gerou 8,7% das exportações brasileiras em 1999. Isto significa que o Setor Florestal gera, no mínimo, US$ 18 bilhões de PIB e exporta US$ 4,2 bilhões por ano.

Informação

O Informativo CEPEA - Setor Florestal é uma publicação eletrônica mensal que analisa o comportamento dos preços dos produtos florestais negociados no estado de São Paulo, bem como as transações externas do Brasil com produtos florestais, o desempenho das empresas de base-florestal e a evolução da política florestal brasileira. O CEPEA realiza uma coleta de dados primários e secundários e, posteriormente, compila estes dados e elabora análises sintéticas de modo a gerar um informativo objetivo sobre o mercado de produtos florestais.

Coleta de preços dos últimos períodos.

INFORMATIVO CEPEA - SETOR FLORESTAL

Obs.: as coletas não incluem o preço do guanandi por ser madeira nativa de pouca abundância no mercado atual. De acordo com especialistas, o preço do m³ de guanandi está acima de todas as outras mencionadas na tabela de plantas nativas, como ipê, peroba, maçaranduba, angelim e outras.

É necessário possuir o aplicativo gratuito Adobe Reader® instalado em seu computador para abrir os arquivos. Caso não tenha, clique abaixo.

Fonte: CEPEA - Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada/USP

Nota
Informamos que por cláusulas de confidencialidade estamos impedidos de fornecer endereços de nossos clientes.  
 
Home | Guanandi | Produção | Empresa | Clientes | Outros Serviços